Ernani Viriato de Melo

Memorial Descritivo

Olá, em agosto de 2024 me tornei Professor Titular pelo IFTM. Este memorial apresenta um resumo das atividades desenvolvidas por mim até o momento em que me tornei professor Titular.

Em novembro de 2002 eu me formei em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na cidade de São José do Rio Preto - SP. Antes mesmo de concluir o curso de graduação fui contratado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em outubro de 2002 onde permaneci como programador até o ano de 2009.

Na ABCZ, participei do desenvolvimento de vários softwares para a instituição, destacando o Sistema de Julgamento de Animais - SIJULGA, muito utilizado para seleção e julgamento de gados em exposições.

Nesse período, de 2003 a 2006, realizei o Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nas áreas de Banco de Dados e Processamento Digital de Imagens. Como dissertação de mestrado desenvolvi uma extensão para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados PostgreSQL para suportar recuperação de imagens por contéudo. Esta extensão, denominada PostgreSQL-IE, é independente de aplicação e possui as vantagens de ser portável e de ter o código aberto. A linguagem SQL estendida (SQL-IE), disponibilizada pela extensão PostgreSQL-IE é composta por um conjunto de funções de manipulação de imagens. Também foi desenvolvido no mestrado o SISPRIM, um sistema de pesquisa que utiliza a PostgreSQL-IE para permitir a recuperação de imagens de mamografias associadas ao histórico clínico e estilo de vida de pacientes.

Em meados de 2006 fui contratado pela Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), onde atuei pela primeira vez como docente nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação em 5 disciplinas.

No final de 2009, fui aprovado no concurso público em primeiro lugar e ingressei na carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no IFTM e tive que deixar tanto a ABCZ quanto a FAZU. Desde 2009 faço parte do corpo docente do IFTM - Campus Uberaba Parque Tecnológico onde desenvolvi várias atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

Nesse período, de 2012 a 2016, realizei o Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nas áreas de Ciência de Dados e Sistemas de Recomendação. Na tese de doutorado, investigou-se em que medida as informações sobre a atenção visual do usuário podem ajudar a melhorar a predição de avaliação de produtos/objetos e consequentemente produzir sistema de recomendação de produtos que estão associados a imagens mais precisos e eficientes.

Com o intuito do aprimoramento profissional e alinhamento com a atuação docente, realizei o curso de graduação Licenciatura em Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica de 2019 a 2021.

Nestes vários anos de docência, de 2006 a 2024 (quando me tornei professor Titular), ministrei aulas para 84 turmas, 1099 estudantes em 4 disciplinas do Ensino Médio/Técnico, 4 disciplinas no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, 2 disciplinas na Especialização em Ciência de Dados e 16 disciplinas na graduação em cursos presenciais.

Eu também atuei no Ensino à Distância (EAD) em 2011 e 2013 pelo Sistema Rede e-Tec Brasil nos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Automação Industrial, Eletrotécnica e Informática para Internet. De 2015 a 2017 atuei na Universidade Aberta do Brasil (UAB) no curso de Licenciatura em Computação.

Desde quando eu era estudante de graduação, em 2002, eu participo de projetos de pesquisa e consequentemente o resultado destes projetos foram compartilhados de diversas maneiras: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, trabalhos completos apresentados em eventos e registros de software. Estes trabalhos podem ser consultados no Lattes ou Google Acadêmico. Vale ressaltar que estes projetos já foram citados por mais de 177 trabalhos acadêmicos internacionais.

No IFTM tive a oportunidade de atuar em diversos cargos de gestão e consequentemente desenvolver diversas habilidades importantes, tais como liderança, tomada de decisão, resolução de conflitos, comunicação eficaz, habilidades interpessoais, capacidade de delegar tarefas, pensamento estratégico, gestão do tempo, além de habilidades analíticas e de planejamento. Os cargos de gestão assumidos por mim estão descritos a seguir.

Coordenador de Cursos da Área de Informática

Período: 09/2011 - 02/2012

Atuação: 7 meses

As principais atividades desenvolvidas neste período foram:

  1. Realização de eventos que promoviam a verticalização do ensino (técnico e superior) e aproximava os estudantes da comunidade externa, como a Mostra de Software.
  2. Realização de eventos que aproximavam o IFTM e os estudantes do Ensino Fundamental de Uberaba, como a Feira de Profissões.
  3. Divulgação dos cursos do IFTM na cidade de Uberaba.


Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Período: 03/2018 - 06/2018

Atuação: 4 meses

As principais atividades desenvolvidas neste período foram:

  1. A primeira ação desenvolvida foi a organização documental (editais e relatórios) em pastas devidamente catalogadas.
  2. Elaboração de uma proposta de reestruturação do Regimento Geral do Campus: alterando esta coordenação para “Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação”; extinguindo a coordenação de estágio; criando a “Coordenação de Extensão”; criando o órgão colegiado “Setor do estágio”.


Coordenador do Curso de Mestrado em Rede - Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Período: 07/2018 - 10/2019

Atuação: 16 meses

O ProfEPT é o primeiro programa ofertado em rede nos Institutos Federais e atualmente conta com 40 instituições associadas, sendo o IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico uma destas. Neste período tive o privilégio de conhecer vários colegas de toda a rede e também de discutir Educação Profissional e Tecnológica em âmbito nacional. Eu gostaria de destacar algumas ações realizadas neste período:

  1. Implementação do Observatório ProfEPT no IFTM, com isso foi possível a gestão de toda a rede em vários aspectos do programa, como disciplinas eletivas e autoavaliação.
  2. Participação do IFTM no Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT, com isso desenvolvemos o Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, aplicamos a autoavaliação na rede e desenvolvemos o relatório técnico do período 2017-2020.
  3. Participação do IFTM na elaboração do Planejamento Estratégico do ProfEPT: quadriênio 2022-2025.
  4. Capacitação dos professores permanentes e representantes discentes do programa em Seminários de Alinhamento.


Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Período: 11/2019 - 05/2022

Atuação: 31 meses

Este foi um período muito difícil no IFTM, pois tivemos a pandemia do COVID-19. Mesmo assim, foram realizadas algumas ações importantes para o campus que eu gostaria de destacar:

  1. Implementação do Observatório do IFTM que tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. O Observatório faz parte do Grupo de Pesquisa em Mineração da Dados e Imagens (MiDI) do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico. As estatísticas são realizadas usando o currículo Lattes dos professores permanentes da instituição.
  2. Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa (GP): criação da logomarca dos GP; planejamento estratégico, indicadores e calendário de reuniões dos GP.
  3. Criação do primeiro laboratório para estudantes e pesquisadores da pós-graduação e dos grupos GETE e MIDI.
  4. Criação do primeiro espaço maker do campus, o Laboratório de Ideação - LABI.


Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Período: 06/2022 - 12/2023

Atuação: 19 meses

Neste período foram realizadas muitas discussões, reuniões e deliberações importantes para a instituição. Eu gostaria de destacar algumas ações deste período:

  1. Primeiro Encontro de Gestores de Pesquisa e Inovação.
  2. Realizações de seminários na web (webinar) temáticos: indicadores da Portaria SETEC 299/2022; Indicações Geográficas e Comitês de Ética em Pesquisa.
  3. Realização do Conpitec que reúne (Hackathon IFTM; Semináiro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - SIN; Simpósio de Pós-graduação - SIMPOS; Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT).
  4. Implementação do Portal de Inovação INTEGRA, ferramenta importante para o desenvolvimento tecnológico e inovação em colaboração com organizações públicas e privadas.
  5. O NIT/IFTM foi contemplado na Chamada 007/2023 - Fomento à Integração dos Ambientes Promotores de Inovação com o valor do projeto totalizando R$ 496.284,96.
  6. Em 2023 tivemos um aumento de 39% em relação à 2022 em projetos de iniciação científica.
  7. Em 2023 tivemos um recorde no número de registros de propriedade intelectual (17 softwares registrados no INPI), alcançando a 37º instituição do país no ranking do INPI.
  8. Fortalecimento dos ambientes maker com editais de fomento inéditos e específicos para tais ambientes.
  9. Capacitação dos docentes dos Programas de Pós-graduação stricto sensu com a temática “Mestrado Profissional e os desafios na atual gestão federal”.
  10. Elaboração de documentos normativos importantes, tais como: Política de Pós-graduação; e Regulamento do Comitê Institucional de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.
  11. O primeiro curso de doutorado do IFTM foi aprovado na CAPES e a primeira turma iniciada ainda em 2023.
  12. O IFTM foi contemplado pela primeira vez com 11 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação (PIBPG) do CNPq para os cursos de mestrado e doutorado.


Diretor de Pesquisa e Inovação

Período: 01/2024 - 12/2024

Atuação: 12 meses

Destaco algumas ações (em conjunto com o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/IFTM) realizadas neste período:

  1. Elaboração do Primeiro Desafio de Inovação em parceria com a iniciativa privada.
  2. Elaboração da Minuta da Política de Inovação do IFTM.
  3. Primeira capacitação “Introdução à Propriedade Intelectual” para bolsistas e voluntários de iniciação científica.
  4. Realização do Hackathon IFTM; Semináiro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - SIN; e Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT.
  5. Exposição de trabalhos científicos por meio de apresentações digitais pela primeira vez no IFTM.



 
© 2025 - Ernani Viriato de Melo